quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Faseolamina


Extraída do feijão-branco (Phaseolus vulgaris), a faseolamina é uma glicoproteína que seqüestra cerca de 15% do carboidrato consumido. Faça as contas: numa refeição com 200 gramas de carboidrato (o equivalente a 3 colheres de arroz, 1 batata grande e 1 fatia de pão), pelo menos 25 gramas deixam de ser usadas pelo seu organismo. São 100 calorias economizadas em apenas uma refeição. Segundo estudo da Faculdade de Medicina de Extremadura, na Espanha, a faseolamina também reduziu os níveis de açúcar no sangue, o que ajudou a controlar o apetite em animais de laboratório. Ou seja, são dois pontos a favor da sua cintura: menos carboidratos absorvidos e menos fome. Daí sua dieta fica magrinha e seu organismo vai buscar energia nos estoques de gordura, normalmente instalados na cintura.
Desde que a obesidade se tornou uma epidemia no mundo moderno, vários produtos surgiram no mercado prometendo um emagrecimento instantâneo, assim como não faltaram dietas milagrosas e dicas de todos os tipos. Mas a verdade absoluta sobre a perda de peso ainda reside na dieta alimentar e no gasto de energia. Todo mundo sabe que carboidrato fornece energia, tem que estar na alimentação, mas engorda. Ninguém consegue manter o pique se não comer carboidratos. Foi pensando nisso que os cientistas começaram a investigar a faseolamina.
Nos Estados Unidos o suplemento de faseolamina já é comercializado desde os anos 80 como um suplemento bloqueador dos carboidratos (amidos), utilizado no controle da obesidade e diabetes. No Brasil, produtos à base de faseolamina começam a ser lançados, com características similares ao produto importado. Os resultados do consumo de faseolamina podem ser comprovados após 8 semanas de consumo, em média, e mostram uma perda de peso significativa (Ballerini 2001, Udani 2003) com diminuição da circunferência abdominal e controle da glicemia (Vinson 2001, Vinson 2002, Vinson 2003).
Mecanismo de ação
A Faseolamina tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana que é responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sangüínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.
A matéria -prima
A faseolamina é obtida através dos feijões inteiros num processo de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo, para depois ser re-filtrado, pasteurizado e seco. Esse processo garante um produto final estável que não se altera na presença dos ácidos digestivos, e nem sob altas temperaturas, o que lhe garante uma ação contínua logo após a sua ingestão (J. JOHN MARSHALL E CARMEN M. LAUDA, 1975).
Aplicação
Com o crescimento da obesidade no Brasil é de fundamental importância a busca de soluções que colaborem no tratamento dessa epidemia e mantenha a população dentro dos padrões normais de saúde. Não podemos ficar à margem do que já se aplica nessa área em todo o mundo. Muitas empresas já produzem suplementos à base de faseolamina como indicação para o controle de peso. São inegáveis os benefícios que esta substância proporciona, pois permite uma dieta com a ingestão de carboidratos, sem que estes sejam os responsáveis pelo ganho de peso. Foi publicado recentemente em uma revista de grande circulação no Brasil (Boa Forma) uma matéria mostrando a Faseolamina como uma das últimas descobertas na área da nutrição para perder definitivamente a barriga.
Mais vantagens:
Melhora o funcionamento do intestino porque, além do carboidrato não absorvido aumentar o volume das fezes, a faseolamina tem fibras.
Efeitos colaterais:
Dependendo da sensibilidade do organismo, doses exageradas da pílula podem provocar gases, dores abdominais e até diarréia.
Dosagem:
de 350 a 1000 mg por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário